Mapeando e melhorando a experiência de cadastro de produtos em um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (Content Management System)
Período do projeto - 2 semanas
Ferramentas - Figma, FigJam, Mobbin, Notion
Time - 1 Designer, 1 Product Manager, 4 Developers
Minha função - UX Research, UX Design, UI Design
O CMS Skeelo foi concebido para apoiar os times na distribuição de livros, no controle de campanhas, e na gestão de usuários, o que implica lidar com as complexas regras e particularidades do negócio.
Definição de oportunidades de melhoria na experiência da plataforma, iniciando pela evolução no cadastro de produtos e gestão de e-commerce.
Sessão de co-criação com áreas de Marketing, Atendimento, Conteúdo, Engenharia e Dados para odentificar desafios e oportunidades para o CMS
Entrevistas com usuários da plataforma, benchmarking e definição de pontos de dor. Priorização visando ganhos rápidos de valor
Criação e validação de telas e fluxos com usuários e áreas interessadas da empresa
Validações com colaboradores do Skeelo responsáveis pelos processos de gestão de conteúdo
Na sessão, discutimos os principais problemas e dores durante a experiência com a plataforma e tivemos um espaço criativo para o esboço de soluções e hipóteses
Sistema confuso e campos de preenchimento vagos
O sistema é lento e não oferece feedbacks para as ações
Gostariam de ter mais autonomia para usar a plataforma
Realizei entrevistas com pessoas de diferentes áreas do Skeelo que são usuárias do CMS para identificar os principais atritos na experiência
Fiz uma pesquisa em plataformas de gerenciamento e cadastro de produto, mapeando e destacando funcionalidades e mecanismos importantes. Também fiz pesquisas sobre design para formulários com o objetivo de tornar a experiência fluida
Criação de tarefas de descoberta e entrega com base nos resultados da pesquisa e priorização seguindo os princípios da matriz RICE
Com o objetivo de fazer um ajuste rápido e efetivo, os campos foram separados por tema para direcionar o preenchimento. Também foram adicionados campos importantes para enriquecer os dados de um livro no banco de dados
antes
depois
A experiência de consulta de produtos foi aprimorada com a introdução de filtros claros e opções de multiseleção. Agora, os filtros estão discretamente integrados à interface e permitem a seleção de múltiplos itens para uma pesquisa mais eficaz. Além disso, foram adicionados campos de busca para facilitar a navegação em filtros com mais de 20 opções.
antes
depois
A experiência de consulta de produtos foi aprimorada com a introdução de filtros claros e opções de multiseleção. Agora, os filtros estão discretamente integrados à interface e permitem a seleção de múltiplos itens para uma pesquisa mais eficaz. Além disso, foram adicionados campos de busca para facilitar a navegação em filtros com mais de 20 opções.
Para a criação de coleções, busquei inspiração em plataformas como Mercado Livre, Shopify e Medusa e defini um fluxo onde os usuários têm a liberdade de reunir produtos de formas variadas, criando suas próprias vitrines temáticas com facilidade.
Conclusões
Ao concluir este projeto, fica claro que a habilidade em realizar tarefas rápidas que geram muito valor e em definir prioridades é essencial para o sucesso.
Ao enfrentar os desafios do redesign do CMS, aprendi a importância de identificar e focar nas iniciativas que trazem o maior impacto. Esses aprendizados não apenas fortaleceram nossa capacidade de adaptação e agilidade, mas também nos capacitaram a tomar decisões mais assertivas.
Priorização de demais iniciativas de acordo com a RICE
Tracking de tempo de cadastro de produto para medir sucesso
Melhorar os recursos de feedback visual oferecidos ao realizar ações
Rodada de coleta de feedbacks com usuários reais da plataforma
Projeto realizado durante a minha experiência como Product Desinger no Skeelo - 2023