Otimização da experiência de compra com foco no design mobile-first e criação de um sistema de gerenciamento
Período do projeto - 2 semanas
Ferramentas - Figma, FigJam, Mobbin, Notion
Time - 1 Designer, 1 Product Manager, 4 Developers
Minha função - UX Research, UX Design, UI Design
Apesar de mais de 80% do tráfego da loja vir de celulares, a taxa de conversão era 50% inferior à de computadores e notebooks. O e-commerce enfrentava problemas de responsividade, resultando em uma navegação mobile lenta, confusa e com diversos erros de diagramação.
O redesign do e-commerce focou em uma abordagem mobile-first para otimizar a usabilidade em celulares. Adotando princípios de responsividade, o site agora se ajusta perfeitamente a diferentes tamanhos de tela, facilitando a navegação e a experiência de compra.
Análise de Google Analytics e entrevistas com tech leads para definição de requisitos técnicos para o e-commerce
Benchmarking em e-commerces e marketplaces para identificação de boas práticas de design, usabilidade e experiência
Mapeamento de funcionalidades e fluxos de compra rascunhos e protótipos em baixa fidelidade para validação de hipóteses
Protótipo final responsivo e style guide com componentes e guias visuais
Utilizei os dados de uso do Google Analytics e gravações de tela no Clarity para identificar os principais pontos de dor durante a jornada de compra
Apesar do tráfego em celulares representar +80% dos acessos na Loja, a conversão era 50% menor do que em computadores e notebooks. O e-commerce também foi desenvolvido sem devido cuidado coma responsividade, tornando a navegação mobile lenta, confusa e com diversos erros de diagramação.
Analisando chamados e em entrevistas com o time de Atendimento ao Consumidor, identificou-se uma grande quantidade de reclamações a respeito do formato dos livros (ebooks e audiobooks) e muitos cancelamentos com este motivo foram registrados.
A hospedagem da Loja Skeelo no Shopify possuia algumas limitações em customizações importantes para a experiência de uso. Além da demora na atualização de preços e ofertas, a plataforma não permitia a criação de certos tipos de vitrines recomendadas.
Identifiquei as principais funcionalidades e mecanismos de conversão presentes em grandes e-commerces dos mais diferentes segmentos
Um estudo sobre a hierarquização de informações em lojas virtuais também foi feito durante a análise.
Diversos experimentos realizados para definições de diagramação, posicionamento de elementos e identificação da hierarquia de atenção
Conclusões
A implementação da funcionalidade de pagamento trouxe muitos desafios, principalmente porque exigia conhecimentos técnicos que eu não tinha. Tive que conversar bastante com os desenvolvedores para entender melhor as particularidades das integrações entre plataformas. Isso não só me ajudou a aprender mais sobre a parte técnica, mas também mostrou como é importante a colaboração entre diferentes áreas para criar soluções eficientes.
Aumento na taxa de conversão da loja em celulares
Redução de chamados relacionados a trocas e cancelamentos
Aumento de NPS ao longo do tempo
antes
depois
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depois
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depois
Projeto realizado durante a minha experiência como Product Desinger no Skeelo - 2023